Escolas têm até sexta para se inscrever no Defesa Civil na Escola 2026

  • Foto: Divulgação/SPDC -

Iniciativa integra conteúdos de prevenção, autoproteção e redução de riscos ao currículo escolar em Santa Catarina

A primeira etapa de inscrições para o Programa Defesa Civil na Escola (PDCE) 2026 encerra nesta sexta-feira (19). A iniciativa da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC) já impactou mais de 82 mil estudantes com ações educativas voltadas à autoproteção e à redução de riscos.

Voltado principalmente aos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, o programa integra conteúdos de Proteção e Defesa Civil ao currículo de escolas públicas e privadas. Também podem participar turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA – Fundamental II) e instituições do terceiro setor que atendem estudantes de 10 a 15 anos no contraturno.

Em 2025, o PDCE contou com a participação de 1.410 escolas em 283 municípios. Para 2026, a expectativa é ampliar o alcance e chegar aos 295 municípios catarinenses, atendendo cerca de 2.200 escolas e 100 mil estudantes. Entre as novidades da próxima edição está a realização de workshops preparatórios, com professores experientes atuando como mentores na formação de novos docentes, fortalecendo a troca de experiências e a aplicação prática dos conteúdos.

Além disso, os professores participantes passam por uma capacitação on-line de 80 horas, oferecida pela SPDC entre abril e outubro. Paralelamente, eles devem trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma interdisciplinar, com apoio de material pedagógico exclusivo do programa.

Para o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, o PDCE tem impacto direto na sociedade. “Ao levar para a sala de aula temas como gestão de riscos, mudanças climáticas e autoproteção, fortalecemos uma cultura de prevenção que ultrapassa os muros da escola e chega às famílias e comunidades”, destaca.

As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário disponível no site oficial da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, tanto para escolas novas quanto para aquelas que já participam do programa. Para as unidades que não conseguirem se inscrever até esta sexta-feira, haverá uma segunda etapa, aberta de 1º a 28 de fevereiro de 2026. 

Os professores também precisam realizar sua inscrição por meio de um formulário próprio. Docentes que já concluíram e foram certificados em edições anteriores não precisam refazer a capacitação, mas devem se cadastrar para acessar o repositório de materiais e participar das ações do próximo ano.

Para mais informações ou dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail escola@defesacivil.sc.gov.br.


Sobre o programa

O Programa Defesa Civil na Escola atua na redução de riscos e vulnerabilidades por meio de ações de prevenção, mitigação e preparação. Voltado aos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, o PDCE integra temas como gestão de riscos, meio ambiente, mudanças climáticas, cidadania e autoproteção ao currículo escolar.

Iniciado como projeto-piloto em 2013, a iniciativa tornou-se programa estadual em 2019 e, desde o Decreto nº 1.382, de 24 de julho de 2021, passou a ser permanente e obrigatório em todo o estado. Para isso, os professores recebem uma capacitação de 80 horas e aplicam os conteúdos em sala de aula com apoio de material didático alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As escolas também podem instituir Núcleos Escolares de Proteção e Defesa Civil (NEPDECs), responsáveis por planos de evacuação, simulados, ações socioeducativas e atividades que envolvem toda a comunidade. Pela sua abordagem prática e preventiva, o Programa Defesa Civil na Escola é referência nacional no fortalecimento da resiliência diante de desastres.

Mais de 3,4 mil bebês nasceram em ambulâncias do Samu nos últimos quatro anos em SC Anterior

Mais de 3,4 mil bebês nasceram em ambulâncias do Samu nos últimos quatro anos em SC

Maternidade Darcy Vargas recebe 57 novas poltronas para acompanhantes em Joinville Próximo

Maternidade Darcy Vargas recebe 57 novas poltronas para acompanhantes em Joinville

Deixe seu comentário